RH estratégico, a nova tendência do mercado

5 de janeiro de 2015
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Hoje a tecnologia permite que o gestor tenha uma série de dados sobre o funcionamento da empresa. Basta um clique e pronto. Ali esta, a informação. Anteriormente os processos eram manuais e exigiam do funcionário tempo e paciência para diagnosticar as informações, o que de certa forma afetava a funcionalidade da equipe. Assim também era com o comportamento das pessoas. Não existia a preocupação de usar as informações obtidas em cada setor, como fonte para elaborar estratégias que melhorassem o desempenho e os resultados da organização. Hoje as informações que a tecnologia proporciona para as empresas permitem através das ferramentas estratégicas criarem diversas vantagens competitivas. O gestor que sabe interpretar as informações, têm uma “carta na manga” para se diferenciar da concorrência.
Entretanto não foram somente os processos administrativos que se beneficiaram com tecnologia. A equipe também se beneficiou consideravelmente. O setor de recursos humanos mudou sua visão em relação à equipe, isso porque, o RH deixou de ser um setor burocrático, ou seja, operacional. Conhecido como departamento de pessoal, que não se envolvia com nenhum outro processo a não ser a contratação e o desligamento dos funcionários. Agora o RH passa a se envolver com a equipe organizacional.
Hoje o RH tem um papel de extrema importância, além de selecionar, treinar e acompanhar o desempenho do novo colaborador atua em conjunto com os gestores, analisando e moldando através das estratégias as melhores formas de aproveitar a equipe, visando que os processos sejam melhores aplicados no dia a dia da empresa.
Entretanto toda essa transformação só é possível e viável no momento em que a diretoria percebe que mudança é necessária. Neste caso existem três pontos a serem comentados. Mudança do Profissional de RH. Separação do RH. Amadurecimento Empresarial.
Quando se fala em mudança do profissional de RH, significa que ocorre uma mudança de mentalidade, ele se adaptou as novas perspectivas que ocorreram durante a transição da tecnologia. Ou seja, o entendimento que o profissional possuía em relação à empresa mudou, devido às melhorias do novo sistema de gestão. Hoje este profissional precisa entender o funcionamento geral da organização, precisa ter uma visão holística, deixou de ser operacional. Tendo contato direto com o cliente interno e externo, desta forma ele consegue visualizar as necessidades da empresa, para apresentar possíveis soluções através da formulação de estratégias.
Já no caso de separação do RH, se refere a separar a parte hard da soft, ou seja, o departamento de pessoal, do desenvolvimento organizacional, recrutamento e seleção, remuneração, gestão de competências, gestão do clima e comunicação. Enfim a parte humana da operacional. Ou seja, tudo que se trata a gestão de pessoas.
Para que toda essa mudança tivesse êxito foi necessário um amadurecimento empresarial. No sentido de amadurecer o psicológico. O que é extremamente difícil, pois as pessoas são acomodadas e apresentam certa resistência a mudanças. Por isso, essa mudança deve vir do mais alto patamar de uma organização, e também deve ser disseminada para equipe.
Todavia percebe-se que a mudança foi muito positiva para todos os stakeholders e trouxe muitas novidades que aperfeiçoaram a metodologia utilizada na gestão de pessoas e no novo modelo de recrutamento e seleção estratégico. Você gestor faça parte desta nova tendência de mercado.

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